Um ciclo de palestras sobre conscientização e preservação do meio ambiente iniciou-se em Granja/CE, nos dias 07 a 13 de março, com todos os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias da sede e distritos. Esta primeira etapa tem como objetivo capacitar os ACS’s e ACE’s para os mesmos atuarem como multiplicadores de conhecimento nas temáticas de saúde ambiental, uso adequado de água e preservação do meio ambiente. As ações fazem parte do Projeto: Meio Ambiente, Saúde e Educação, Fortalecendo a Qualidade de Vida dos Granjenses, e ocorrerão durante todo o mês de março e abril.
Esse projeto objetiva a promoção e ações de educação em saúde ambiental para os moradores dos assentamentos agrários do município de Granja, como também aos estudantes de 51 escolas municipais de ensino fundamental. Contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no enfoque da sustentabilidade do meio ambiente.
A abertura oficial do projeto foi realizada no auditório do Centro Vocacional Tecnológico – VCT, onde três palestras foram ministradas para mais de 120 Agentes de Saúde e Endemias. Nos dias 08 e 09 será realizado no distrito de Adrianópolis, e 12 e 13 no distrito de Santa Terezinha totalizando mais de 200 pessoas capacitadas.
Durante todo o mês março e abril, 51 escolas do município serão visitadas e receberão atividades sobre coleta seletiva, gerenciamento de resíduos sólidos, reciclagem, reaproveitamento e reutilização dos materiais que iriam para o lixo, e por fim cada escola receberá lixeiras de Coleta Seletiva. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a empresa AMR serviços.
Segundo Marina Frota, Secretária Municipal de Saúde de Granja: “é de suma importância a sensibilização da população sobre a problemática que envolve os resíduos sólidos gerados na comunidade. Destacando a importância da separação do lixo orgânico e inorgânico, reaproveitável e reciclável, e identificando em nível local as possibilidades de reaproveitamento, reutilização ou reciclagem dos resíduos”.
Como também serão realizadas 48 oficinas de reaproveitamentos de materiais recicláveis, como: aproveitamento do óleo de cozinha para a fabricação de sabão, compostagem de matéria orgânica, capitação de água da chuva em residências e artesanato com reutilização de materiais, dentre outras. Tendo o publico alvo as famílias dos 12 assentamentos rurais do município de Granja.
“Faremos, durante o mês, um ciclo de palestras sobre as quatro vertentes do saneamento básico, porém ao invés das escolas virem até nós, decidimos ir até essas escolas para discutir com as crianças e adolescentes sobre a preservação no meio ambiente e utilização das lixeiras de coleta seletiva”, afirma Diego Duarte, coordenador da Vigilância em Saúde.
VEJA FOTOS ABAIXO: