Mensagens do WhatsApp agora são protegidas com maior nível de segurança

Impacto
Impacto

imageA partir desta terça-feira, 5, o WhatsApp inaugura o serviço de proteção de mensagens com criptografia de ponta-a-ponta. Segundo texto que aparece para o usuário, “as mensagens que você enviar para esta conversa e ligações agora são protegidas com criptografia ponta-a-ponta. Toque para mais informações”. Esta proteção serve para todo o conteúdo da mensagem (texto, anexos com vídeos e/ou áudios). Mas é importante que seu amigo que vai receber a mensagem tenha também aceito a criptografia. Se for um grupo, todos no grupo precisam ter aceito o processo.

 

Quando o usuário clica, aparece outra mensagem que pede que confirme, saiba mais ou ok. A opção “saiba mais” envia você para um texto em inglês no blog do WhatsApp com mais informações. Se clicar em “ok” nada acontece. Mas se tocar em “confirme” aparece um código de barras, vários números e o pedido para que você “escaneie o código no telefone do seu contato ou peça a ele que escaneie o seu código para confirmar que suas mensagens e ligações são criptografadas de ponta-a-ponta. Vocês também podem comparar o número acima para confirmar”.

 

Desta forma, o WhatsApp espera ajudar os usuários a tornar seus dados, conversas e informações menos acessíveis a hackers, bisbilhoteiros e até regimes que não respeitam a liberdade do usuário.

 

O protocolo usado neste sistema criado pelo WhatsApp, e aprovado por Edward Snowden (ex-agente dos EUA que entregou várias ações de espionagem dos norte-americanos), é o TextSecure, desenvolvido pela empresa Open Whisper Systems. Lembrando que lá atrás, em 2014, o serviço já estava iniciando, em algumas situações, o envio de mensagem criptografadas. Agora, porém, esta segurança a mais será para todos.

 

Para saber mais sobre esta mudança clique aqui  e leia o pronunciamento do WhatsApp no blog oficial do serviço

 

Informações: Diário do Nordeste

 

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.