O Programa Bora de Graça, implantado no Município de Caucaia, ganha, mais uma vez, destaque nacional com as declarações do Ministro dos Transportes, Renan Filho, que classificou a iniciativa como inovadora em todo o Brasil. O programa, que é uma das marcas da gestão do prefeito Vitor Valim (PSB), garante transporte gratuito para a população.
‘’Essa cidade é uma das poucas, de grande porte, agora está se discutindo em outras, que têm tarifa zero para o transporte público para todas as pessoas. O cidadão anda de ônibus aqui, presidente, e não paga tarifa”, disse o ministro Renan Filho, ao se direcionar ao presidente Lula e saudar o prefeito Vitor Valim por uma das melhores iniciativas de mobilidade urbana no País.
Segundo Renan Filho, a gratuidade do transporte de passageiros é fruto da boa gestão financeira. “O município criou as condições econômicas pra que isso pudesse acontecer, o que é uma grande vitória”, elogiou o Ministro dos Transportes, ao participar, na sexta-feira (2), da solenidade de sanção do projeto de lei que institui o Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS). A medida é mais um passo para conclusão das obras da ferrovia Transnordestina.
RETORNO PARA A POPULAÇÃO
O prefeito Vitor Valim, ao lado do presidente Lula, do Governador Elmano de Freitas e do Ministro da Educação, Camilo Santana, disse estar feliz pelo retorno das ações administrativas para a população. “Fico muito feliz com todos os investimentos que venham trazer mais desenvolvimento para a nossa cidade. Tenho muito orgulho, também, de sermos a maior cidade do Brasil a oferecer transporte público 100% gratuito e hoje sermos referência para o país”, disse Vitor Valim.
BORA DE GRAÇA
O Programa Bora de Graça foi implantado a partir do mês de setembro de 2021 e se transformou no maior programa de mobilidade urbana do Brasil. De acordo com a Prefeitura de Caucaia, o programa recebe um investimento mensal de R$ 3,7 milhões, aproximadamente 2,64% do orçamento do município.
A Prefeitura de Caucaia aponta que, como impacto econômico e social do ‘Bora de Graça’, estão o aumento de 15% a 36% na renda dos cidadãos, que não têm mais que gastar com transporte público, a menor emissão de CO2 e o decréscimo de acidentes, diminuindo o número de atendimentos relacionados ao trânsito e cirurgias traumatológicas.
(*) Com informações da Assessoria de Imprensa a PMC