Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram Vimeo
    Impacto Granja
    Subscribe Login
    • Notícias
    • Política
    • Policia
    • Saúde
    • Cidades
    • Granja
    • Camocim
    • Economia
    • Educação
    • Esporte
    Impacto Granja
    Home»Cidades»Moraes determina quebra do sigilo de imagens de vandalismo no Planalto
    Cidades

    Moraes determina quebra do sigilo de imagens de vandalismo no Planalto

    ImpactoBy Impacto21 de abril de 2023Updated:21 de abril de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Matéria especial um mês dos atentados golpistas
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Decisão faz parte de investigação no STF por atos golpistas

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (21) a quebra do sigilo das imagens do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) captadas durante a invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro. Com a decisão, todas as gravações deverão ser enviadas para investigação que está em andamento da Corte.

    A determinação foi tomada após a gestão interina do GSI informar ao Supremo que uma sindicância foi aberta em 26 de janeiro pelo órgão para apurar a condutar de agentes que estavam em serviço, mas as imagens da ação dos vândalos não foram divulgadas em função do sigilo da investigação. 

    Na mesma decisão, Moraes também mandou que a Polícia Federal (PF) realize, em 48 horas, o depoimento de todos os funcionários do GSI que foram identificados após gravações divulgadas pela CNN Brasil mostrarem o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias e outros servidores no interior do Palácio do Planalto durante os atos golpistas.

    Na decisão, o ministro afirmou que já havia determinado que todas as imagens da invasão deveriam ser anexadas à investigação dos atos que tramita no Supremo. 

    Responsabilidade

    Para Moraes, as gravações são necessárias para apurar a responsabilidade criminal dos envolvidos. 

    “Portanto, inexiste sigilo das imagens, com base na Lei de Acesso à Informação, sobretudo por serem absolutamente necessárias à tutela jurisdicional dos direitos fundamentais, ao regime democrático e republicano, que foram covardemente desrespeitados no ataque criminoso à nossa democracia, no dia 8/01/2023”, escreveu o ministro.

    Alexandre de Moraes ressaltou que a investigação sobre os atos golpistas também apura as responsabilidades de agentes civis e militares que foram coniventes com os atos.

    “A investigação dos atos golpistas não está restrita somente aos indivíduos e agentes públicos civis e militares que criminosamente pretenderam causar ruptura do Estado Democrático de Direito, na tentativa de violação de direitos fundamentais e na separação de poderes, mas, também, na identificação e responsabilização das condutas de todos aqueles, inclusive de agentes públicos civis e militares, que, durante a consumação das infrações penais do dia 8/1 ou, posteriormente, comissiva ou omissivamente, foram coniventes ou deixaram de exercer suas atribuições legais”, concluiu.

    Mais cedo, o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias prestou depoimento à Polícia Federal (PF), em Brasília.

    O depoimento foi determinado ontem (20) pelo ministro Alexandre de Moraes, que deu prazo de 48 horas para que o depoimento fosse realizado.

    O ministro do STF Alexandre de Moraes durante abertura do Seminário Políticas Judiciárias e Segurança Pública, no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    Ag Brasil

    Post Views: 33
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticlePresidente Lula desembarca em Portugal para visita oficial
    Next Article Ceará tem 63 açudes sangrando e atinge o melhor resultado dos últimos 12 anos; Outros 11 reservatórios estão com 90%
    Impacto

    Related Posts

    PF encontrou plano de golpe em celular de Mauro Cid, ex-auxiliar de Bolsonaro

    8 de junho de 2023

    Beneficiários do Bolsa Família terão acesso a medicamentos gratuitos; 40 remédios antes com 50% de desconto passam a ser de graça

    8 de junho de 2023

    Julgamento que pode deixar Bolsonaro inelegível é marcado para daqui a duas semanas

    6 de junho de 2023

    MEC institui critérios para definir se crianças estão ou não alfabetizadas; o que muda nas escolas?

    6 de junho de 2023

    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossos Visitantes
    063080
    Usuários hoje : 321
    Usuários ontem : 695
    Este mês : 3877
    Este ano : 63080
    Total de usuários : 63080
    Visualizações hoje : 2624
    Total de visualizações : 404199
    Quem esta online : 5
    Powered By XT Visitor Counter
    Posts recentes
    • PF encontrou plano de golpe em celular de Mauro Cid, ex-auxiliar de Bolsonaro
    • Beneficiários do Bolsa Família terão acesso a medicamentos gratuitos; 40 remédios antes com 50% de desconto passam a ser de graça
    • Julgamento que pode deixar Bolsonaro inelegível é marcado para daqui a duas semanas
    • MEC institui critérios para definir se crianças estão ou não alfabetizadas; o que muda nas escolas?
    • Dois pacientes ficam feridos em acidente com ambulância

    PF encontrou plano de golpe em celular de Mauro Cid, ex-auxiliar de Bolsonaro

    8 de junho de 2023

    Beneficiários do Bolsa Família terão acesso a medicamentos gratuitos; 40 remédios antes com 50% de desconto passam a ser de graça

    8 de junho de 2023

    Julgamento que pode deixar Bolsonaro inelegível é marcado para daqui a duas semanas

    6 de junho de 2023

    MEC institui critérios para definir se crianças estão ou não alfabetizadas; o que muda nas escolas?

    6 de junho de 2023
    Tags
    Creolina (1) Câmara (1) Granja (1)
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    © 2023 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login below or Register Now.

    Lost password?

    Register Now!

    Already registered? Login.

    A password will be e-mailed to you.