O município de Granja está incluído na lista divulgada pelo Governo Federal para receber um caminhão-caçamba, sem nenhum custo ou contrapartida da Prefeitura. A doação do equipamento será realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e integra a estratégia PAC 2 – Máquinas. O objetivo é colaborar na redução de custos da gestão municipal no combate aos efeitos da pior estiagem dos últimos 50 anos, construindo barragens e melhorando o acesso das áreas rurais através das estradas vicinais.
Em 2013 o município já recebeu uma retroescavadeira e uma motoniveladora do governo federal, que deve ainda anunciar a entrega de pás-carregadeiras e caminhões-pipa até o início do próximo ano. A entrega das cinco máquinas é um dos compromissos assumidos pela presidente Dilma Rousseff durante a penúltima visita que fez à Fortaleza, durante a reunião da Sudene.
Além de Granja, outros 180 municípios cearenses também serão contemplados com as máquinas federais. Apenas três cidades no Ceará, incluindo a capital, ficaram de fora da lista por não terem decretado situação de emergência em decorrência da estiagem. “Essas máquinas, se forem bem utilizadas trarão uma série de benefícios para todos. E os prefeitos também poderão fazer mais por seus municípios e, assim, melhorar a qualidade de vida da população”, pontua o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE).
Para receber a doação, os prefeitos e prefeitas ainda precisam indicar o funcionário da prefeitura que irá receber o treinamento do governo federal para operar o equipamento. Os municípios que não indicarem quem fará o treinamento ou não comparecerem a cerimônia de entrega perdem o direito ao equipamento.