Municípios que preservam suas nascentes poderão ser privilegiados em convênios com o Estado

Cidades Economia Enchente Granja Notícias Política Saúde

O deputado Romeu Aldigueri (PDT), líder do governo, protocolou na Assembleia Legislativa do Ceará projeto de indicação (N. 334 /23), o qual orienta que os municípios que implantarem programas de preservação de nascentes e de conservação de matas ciliares nas margens de riachos e rios de seu território tenham preferência nas celebrações de convênios com os órgãos do meio ambiente e recursos hídricos do Estado do Ceará.

Na justificativa do projeto, o autor comenta que mesmo já tendo sido considerado um território de recursos hídricos inesgotáveis, hoje o Brasil também vivencia os riscos da escassez de água, além de outros males decorrentes da falta de cuidados para com os ecossistemas, fazendo-se necessário incentivar os municípios a promoverem políticas ambientais capazes de preservar suas nascentes, de zelar por suas matas ciliares, contribuindo não somente para a vida dos munícipes, mas para a vida em todo o nosso planeta.

“Não podemos permitir o avanço da degradação ambiental, ocasionada pelo desmatamento sem controle, pelo lançamento de esgoto nos cursos de água ou pelo uso indiscriminado de agrotóxicos na produção agrícola. É hora de estimular a presença mais efetiva do poder local no sentido de conter esses males e até mesmo de recuperar o que já foi degradado”, argumenta o parlamentar.

A propositura foi lida em plenário nesta terça-feira (16), e obedece os trâmites da Casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *