Novo prefeito enfrenta processo; Esmerino denunciado

Granja Notícias

Câmara de Vereadores abriu processo de cassação contra Hélio Fontenele. Motorista acusa Esmerino

Seis dias depois da renúncia de Esmerino Arruda (PSD) à prefeitura de Granja , a Câmara Municipal do município aprovou, em sessão realizada na quarta-feira, dia 11, abertura de processo político-administrativo contra o prefeito em exercício, Hélio Fontenele (PSDB). O próprio Esmerino também enfrenta problemas com denúncia de um ex-motorista dele que está sendo apurada pelo Ministério Público Federal.
Hélio Fontenele responde a ações civis públicas na Justiça Federal por supostas irregularidades na aplicação de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) na construção de poços profundos, na época em que era vice-prefeito.
Entre os acusados, encontram-se a mulher de Esmerino e ex-prefeita de Granja, Carmen Salles Arruda, o ex-secretário de obras Francisco Marcelo Carvalho da Silva e uma funcionária pública do município.

Contra Esmerino

O motorista particular de Esmerino Arruda, Luiz Antonio de Brito, denunciou ao Ministério Público Federal (MPF) um suposto esquema de corrupção que envolve a neta do ex-prefeito, Ana Paula Arruda. De acordo com a denúncia, Esmerino viajava para Fortaleza levando quantidades altas de dinheiro a serem depositadas na conta corrente da neta.
Esmerino e familiares tiveram os sigilos bancário e fiscal quebrados pela Justiça. O ex-prefeito teve todas as contas corrente bloqueadas.
A renúncia de Esmerino foi entendida pelos vereadores de oposição do município como uma manobra para escapar à cassação. O ex-prefeito de 89 anos, porém, diz que renunciou à prefeitura por apresentar problema grave de saúde, comprovado, segundo ele, por atestado médico.
Ele também afirma que a denúncia do ex-motorista foi baseada em uma declaração de imposto de renda encontrada em seu carro, erroneamente atribuída à neta.
Esmerino garante que pode comprovar suas fontes de renda ao Judiciário.
Até o fechamento da edição, Hélio Fontenele estava indisponível para contato.

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA

Granja, localizada a 352,3 km de Fortaleza, é um dos municípios mais pobres do Ceará. Ocupa, no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a posição 183, à frente de apenas um município.
Fonte:  Jornal o Povo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *