Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram Vimeo
    Impacto Granja
    Subscribe Login
    • Notícias
    • Política
    • Policia
    • Saúde
    • Cidades
    • Granja
    • Camocim
    • Economia
    • Educação
    • Esporte
    Impacto Granja
    Home»Notícias»O governador Cid e o contraditório
    Notícias

    O governador Cid e o contraditório

    adminBy admin27 de janeiro de 2013Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O governador Cid Gomes tem inegáveis qualidades como gestor e político. É proativo, não demora a tomar decisões e é pródigo em encontrar soluções viáveis para problemas complexos. No âmbito político possui o mérito de juntar em torno de si forças que em outras ocasiões jamais se aliariam. Foi assim quando prefeito de Sobral, e está sendo como governador do Ceará. Esse perfil lhe tem permitido vitórias sucessivas que marcam a sua carreira política e o colocam atualmente diante da possibilidade de alçar voos nacionais no futuro. Assim, já esteve ao lado de Tasso Jereissati e da ex-prefeita Luizianne Lins quando os dois estavam em alta. Hoje, ambos estão em baixa, mas Cid trata-se de figurinha carimbada no álbum de pessoas próximas a presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula.

    A história mostra, todavia, que a política não pode ser medida apenas pelo momento. Se Cid conviveu com lideranças que já não mais representam tanto politicamente, e ele está bem, não significa que isso se perpetuará. O legado de um político, muitas vezes, não é marcado somente pelo que realiza em termos administrativos. O futuro, geralmente, costuma ser até mais cruel com quem comete pequenos deslizes que, acumulados, desgastam e estigmatizam uma imagem para sempre. Nesse aspecto, o governador tem o exemplo do irmão Ciro, que se notabilizou por verbalizar pensamentos que, saídos da boca de um político, são fatais. Prova dessa assertiva deu-se com a infeliz declaração sobre a ex-mulher Patrícia Pilar na campanha à presidência de 2002. Para muitos, ele perdeu a eleição ali.

    Em termos comparativos, Cid até que não se assemelha tanto ao irmão no sentido de utilizar-se de palavras ou expressões grosseiras. Aqui, acolá, é bem verdade, cede a tentação, como ao falar sobre o procurador do Ministério de Contas, Gleydison Alexandre. Mas isso é raro. Se não mancha sua imagem com essas ações, o governador, por outro lado, tem cometido erros que lhe trazem sérios problemas, criando a pecha de ser arrogante. Além do caso envolvendo o cachê da cantora Ivete Sangalo, podemos citar a viagem da sogra, a circulação indevida sobre a pista de pouso de um aeroporto para se encontrar com a presidente Dilma, entre outras. Sem falar de atos administrativos que simplesmente são ignorados pelo governador, como se não merecessem uma satisfação à população, vide caso dos consignados envolvendo um genro do secretário Arialdo Pinho.

    O que se depreende disso tudo é que o governador não parece saber dimensionar bem em alguns momentos o papel de gestor público do indivíduo comum. Dessa forma, vale mais a sua vontade do que propriamente o zelo com a coisa pública. Situação típica de quem não ouve ou não tem quem lhe fale sobre a possibilidade de estar cometendo deslizes. Esse é talvez o grande prejuízo de não se ter uma oposição, seja no parlamento, ou fora dele, nas instâncias partidárias. O poder, sem o contraditório, é o mais perigoso dos brinquedos que se dá ao homem. Sem esse contraponto necessário, as pessoas se acostumam com uma realidade que nem sempre é a mais fiel aos fatos, esquecendo que a diferença entre essa realidade e a ficção é o prazo de validade da gestão em vigor.

    jornalista Luiz Henrique Campos: opovo.com.br

    Post Views: 132
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleMPF pede que Cid Gomes devolva, do próprio bolso, os R$ 650 mil pagos a Ivete Sangalo
    Next Article Encontro Nacional de Prefeitos aquece o mercado do sexo em Brasília
    admin

    Related Posts

    INSPETOR MATHEUS!!! POLICIAL CIVIL PADRÃO CAMOCIM/GRANJA – MÊS DE SETEMBRO/2023

    1 de outubro de 2023

    ICMBio vai apurar causas da morte de botos no Amazonas

    1 de outubro de 2023

    Piso salarial de enfermeiros do Ceará será pago nesta segunda-feira

    1 de outubro de 2023

    Minha Casa, Minha Vida: quem recebe Bolsa Família ou BPC não precisará mais pagar parcelas

    1 de outubro de 2023

    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossos Visitantes
    113200
    Usuários hoje : 41
    Usuários ontem : 646
    Este mês : 687
    Este ano : 113200
    Total de usuários : 113200
    Visualizações hoje : 330
    Total de visualizações : 675214
    Quem esta online : 9
    Powered By XT Visitor Counter
    Posts recentes
    • INSPETOR MATHEUS!!! POLICIAL CIVIL PADRÃO CAMOCIM/GRANJA – MÊS DE SETEMBRO/2023
    • ICMBio vai apurar causas da morte de botos no Amazonas
    • Piso salarial de enfermeiros do Ceará será pago nesta segunda-feira
    • Minha Casa, Minha Vida: quem recebe Bolsa Família ou BPC não precisará mais pagar parcelas
    • Saiba como votar na eleição para conselhos tutelares no domingo

    INSPETOR MATHEUS!!! POLICIAL CIVIL PADRÃO CAMOCIM/GRANJA – MÊS DE SETEMBRO/2023

    1 de outubro de 2023

    ICMBio vai apurar causas da morte de botos no Amazonas

    1 de outubro de 2023

    Piso salarial de enfermeiros do Ceará será pago nesta segunda-feira

    1 de outubro de 2023

    Minha Casa, Minha Vida: quem recebe Bolsa Família ou BPC não precisará mais pagar parcelas

    1 de outubro de 2023
    Tags
    Creolina (1) Câmara (1) Granja (1)
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    © 2023 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login below or Register Now.

    Lost password?

    Register Now!

    Already registered? Login.

    A password will be e-mailed to you.