No último dia 17 de Abril, a Juíza da Comarca de Granja, Candice Arruda Vasconcelos, suspendeu, através de liminar, a abertura de processo político-administrativo (AQUI), aprovado pela Câmara de Granja, a pedido da Professora Ana Cristina Batista de Araújo Sousa, que pedia a cassação do mandato do Prefeito Hélio Fontenele, sob alegação de ato de improbidade administrativa, praticada quando o mesmo ainda era vice-prefeito. Nesta quarta-feira (25), o Presidente do Tribunal do Estado do Ceará (TJ-CE), Desembargador José Arísio Lopes da Costa, cassou essa liminar, AQUI permitindo assim que o processo de cassação tenha sua continuidade de forma normal, devolvendo assim à Câmara de Vereadores, plenos poderes para prosseguir seus trabalhos de investigação. Logo após a decisão, o Prefeito Hélio Fontenele foi notificado da abertura do processo, dando a ele 10 dias, a partir de hoje, para que ele apresente sua defesa.
Em sua decisão, o Desembargador José Arísio afirmou ter constatado sério comprometimento da ordem pública, em uma referência à liminar expedida pela Juíza de Granja. Segundo ele, a suspensão dos trabalhos da CPI, intrometeu-se na área do legislativo, cujo poder investigatório tem origem na lei, além de impedir a Câmara de exercitar sua função apurativa e investigativa, ferindo gravemente a autonomia e independência do Poder Legislativo Municipal. Portanto, com essa decisão, segue o risco iminente do Prefeito Hélio Fontenele, que assumiu após a renúncia de Esmerino Arruda (AQUI), ser cassado sem completar um mês no cargo. Veja AQUI a denúncia que gerou o pedido de cassação.
Por Tadeu Nogueira
É, parece que a casa caiu mesmo. Em outros tempos uma liminar desta durava um mandato inteiro e não era derrubada.Os conterrâneos Granjenses precisam acreditar um pouco mais, perderem o medo, inclusive desta coisa que Romeu é igual a este, porque pior do que estar não tem como ficar. Avante granjenses, cabeça erguida, moral alta, vamos ajudar a virar esta página negra da nossa história. Nós merecemos algo muito melhor que isso que vimos suportando já por tanto tempo. E aqueles que acreditavam que o Senador de araque deles podia tudo estão vendo com os próprios olhos aquele que tanto massacrou os granjenses seus adversários, com humilhações e perseguições, pagar com a mesma moeda. Só lembrando de que o que aqui se faz, aqui se paga. Avante conterrâneos a hora da libertação é chegada…