Presidente Lula sanciona o Marco Legal do Hidrogênio Verde e autoriza as obras da Transnordestina entre Quixadá e Quixeramobim

Cidades Economia Notícias Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no Ceará e cumpre agenda nesta sexta-feira (2) para anunciar investimentos e sancionar a lei que regulamenta a produção de hidrogênio verde. O Estado é destaque na criação de um ambiente favorável para o mercado de H2V, nome técnico do hidrogênio verde.

“Quando vejo gente falando de hidrogênio verde, fico pensando: ‘Qual o país do mundo que pode competir com o Brasil? Qual o país tem condição de competir com o Brasil nessa questão de transição energética? E nós ainda estamos aprendendo. Uma coisa que vamos fazer é cobrar do mundo rico que mande crédito de carbono para nós, porque somos nós que temos floresta para preservar, eles já queimaram a deles. Vou cuidar desse planeta terra, desse país”, destacou o presidente.

Já aprovado no Congresso, esse marco regulatório é um passo muito aguardado pelos investidores interessados em produzir o hidrogênio. A medida estabelece as diretrizes para a produção, o armazenamento, o transporte e o uso do combustível do futuro.

O Ceará conta, atualmente, com seis pré-contratos assinados e 37 memorandos de entendimento firmados com empresas nacionais e internacionais. Estas empresas têm planos de integrar o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará, localizado no Complexo do Pecém, onde o presidente Lula participa do evento.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, citou o investimento de cerca de 30 bilhões de dólares na economia brasileira com ações como a regulamentação do hidrogênio verde, destacando o impacto positivo na geração de emprego e renda no Estado.

Na ocasião, também foi sancionada a Lei que cria o Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS). A proposta viabiliza a continuidade da obra da ferrovia Transnordestina, que vai do interior do Piauí aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE).

O governador Elmano de Freitas falou sobre a importância da iniciativa para o desenvolvimento do Ceará e do Nordeste Brasileiro.

Na tarde desta sexta-feira (02), em Fortaleza, Lula participa de evento com o ministro da Educação, Camilo Santana, para anunciar ampliação do programa Pé de Meia, que garante incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público. 

No sábado, o presidente participa da convenção partidária de Evandro Leitão, que será lançado como candidato à Prefeitura de Fortaleza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *