Milhares de católicos foram às ruas do Centro de Fortaleza no fim da tarde deste sábado (19) para celebrar o dia do padroeiro do Estado, São José. A concentração começou por volta das 17h, na Catedral da Sé. Enquanto uma missa era finalizada, fiéis já se reuniam para a tradicional procissão pelas ruas do entorno.
O percurso, iniciado às 17h30, percorreu as ruas Sobral, São José, Rufino de Alencar, Av. Dom Manuel, Costa Barros e retornou novamente pelas ruas São José e Rufino de Alencar, até chegar a entrada da Catedral. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizou uma operação com quatro motocicletas e uma viatura, fechando provisoriamente as ruas pelas quais os fieis passavam.
De volta a Igreja, após 45 minutos de caminhada, as pessoas puderam assistir a última missa do dia, que começou pontualmente às 18h30. Na ocasião, o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques falou sobre o significado da paternidade de São José e sobre o exemplo de união do padroeiro, que, segundo ele, pode deixar uma mensagem importante nessa fase de agitações sociais pela qual o Brasil passa.
“Num momento em que muitas coisas falam de um racha, nós devemos trabalhar e lutar pelo bem comum; unir todos na busca de um bem de todos. É lógico que tem que purificar muita coisa, fazer a justiça, mas não como vingança, não como discórdia, mas com a responsabilidade para criar, fazer existir na sociedade essa casa comum do direito, dignidade, comunhão de todos”, explicou o arcebispo.
Mesmo sem muita chuva na capital, não faltaram motivos para os fiéis comemorarem. “Tenho muita fé em São José. Ano passado eu vim pedir e nesse ano agradecer por uma graça alcançada”, comentou a aposentada Angela Maria, de 60 anos. Junto com a amiga Maria Dina Silva Lima, 70, ela acompanhou toda a programação.
Informações: Diário do Nordeste