Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram Vimeo
    Impacto Granja
    Subscribe Login
    • Notícias
    • Política
    • Policia
    • Saúde
    • Cidades
    • Granja
    • Camocim
    • Economia
    • Educação
    • Esporte
    Impacto Granja
    Home»Cidades»Sem fake news: TSE cassa deputado bolsonarista que propagou notícias falsas sobre urnas eletrônicas
    Cidades

    Sem fake news: TSE cassa deputado bolsonarista que propagou notícias falsas sobre urnas eletrônicas

    ImpactoBy Impacto28 de outubro de 2021Updated:28 de outubro de 2021Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou pela cassação e inelegibilidade do deputado estadual do Paraná Fernando Destito Francischini (PSL-PR), que é bolsonarista, por propagar fake news sobre fraudes nas urnas eletrônicas e o sistema eletrônico de votação durante uma live feita no dia das eleições de 2018. O recurso analisado pela Corte foi proposto pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Seis ministros votaram a favor do pedido do MP.

    Seis ministros seguiram o voto do relator, o ministro Luís Felipe Salomão, que é corregedor da Justiça Eleirtoral e avaliou que a conduta do hoje deputado estadual atentou contra o sistema eleitoral brasleiro e levaram ao erro “milhões de eleitores”. Votaram com ele os ministros Mauro Campbell Marques, Sérgio Banhos, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso. Apenas o ministro Carlos Horbach discordou da cassação.

    Então candidato ao cargo, Francischini foi investigado por uso indevido dos meios de comunicação e por abuso de autoridade pela realização de uma live, durante o primeiro turno das Eleições Gerais de 2018, na qual afirmou, sem provas, que as urnas eletrônicas estavam fraudadas para impedir a eleição de Jair Bolsonaro à presidência da República. Bolsonaro, como se sabe, foi eleito com mais de 57 milhões de votos.

    Ao longo de toda a transmissão, o então candidato, que é delegado de polícia licenciado, fez diversas declarações estimulando a suspeita de fraude nas urnas eletrônicas e disse que estava protegido por “uma m…. que é a imunidade parlamentar” para fazer a denúnica.

    “Agora é real, eu estou com toda a documentaçao da Justiça Eleiroral. Em primeira mão, urnas ou são adulteradas ou fraudadas, a gente tá [sic] trazendo essa denúncia gravíssima antes do final da votação”, disse, por exemplo.

    O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) absolveu Francischini por entender que não há prova de que a sua live tenha tido o alcance necessário para influenciar o resultado do pleito, mas o MPE recorreu ao TSE.

    O Ministério Público Eleitoral pedia a cassação de Francischini por abuso de poder de autoridade e uso indevido de meio de comunicação. Para o MP, o então candidato divulgou notícias falsas de forma deselegante e agressiva, em detrimento da imagem da justiça eleitoral e da confiabilidade do sistema eletrônico de votação.

    “A utilização de redes sociais para transmissão de conteúdo ao vivo, no dia da eleição e com elevado alcance de pessoas, para a divulgação de notícia falsa em detrimento da imagem da Justiça Eleitoral e da confiabilidade do sistema de votação eletrônica, configura extrapolação do uso normal das ferramentas virtuais, caracterizando uso indevido de meio de comunicação social”, diz o parecer elaborado pelo ex-vice-procurador-geral Eleitoral Renato Brill de Góes.

    Para Salomão, é possível constatar, “sem nenhuma dificuldade”, que todas as declarações do deputado durante sua live, envolvendo o sistema eletrônico de votação, “são absolutamente inverídicas”. E lembrou que o vídeo foi assistido ao vivo por 70 mil pessoas.

    — Esse caso expõe o quanto uma conduta como essa pode conspurcar o sistema democrático. E foi a duras penas que retomamos o estado democcrático de direito em nosso país —, apontou.

    Segundo o corregedor, “a exarcebação do poder politico” e o uso das redes sociais para promover “infundadas acusações” contra a democracia pode significar abuso do poder plitico e o uso indevido dos meios de comunicação.

    — O recorrido valeu-se das falsas denúncias para se promover como uma espécie de paladino da justiça, de modo a representar eleitores inadvertidamente ludibriados que nele encontraram uma voz para ecoar incertezas sobre algo que, em verdade, jamais aconteceu. Também houve autopromoção ao mencionar que era Deputado Federal e que a imunidade parlamentar lhe permitiria expor os hipotéticos fatos —, afirmou.

    Salomão também reforçou que inexistiu fraude nas eições de 2018 e que o deputado usou as declarações sobre as urnas para se autopromover.

    — Para além das inúmeras ocasiões em que a Justiça Eleitoral cumpriu com transparência seu dever de informação, houve auditoria externa conduzida pela grei derrotada naquele pleito, nada se identificando como irregular —, disse.

    (*) Com informações Jornal Extra

    Post Views: 139
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleCâmara aprova criação do auxílio gás para famílias de baixa renda; Governo pagará 50% do botijão
    Next Article Dez pessoas suspeitas de ameaçar policiais civis por redes sociais são presas no interior do Ceará
    Impacto

    Related Posts

    Lula desembarca no Brasil após extensa agenda em Cuba e Nova York

    21 de setembro de 2023

    Prefeitura de Granja libera pagamento retroativo do Piso da Enfermagem

    20 de setembro de 2023

    Cartório Eleitoral Itinerante no distrito ADRIANOPOLIS

    20 de setembro de 2023

    STF retoma julgamento do marco temporal

    20 de setembro de 2023

    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossos Visitantes
    109603
    Usuários hoje : 250
    Usuários ontem : 406
    Este mês : 10175
    Este ano : 109603
    Total de usuários : 109603
    Visualizações hoje : 1798
    Total de visualizações : 646780
    Quem esta online : 12
    Powered By XT Visitor Counter
    Posts recentes
    • Lula desembarca no Brasil após extensa agenda em Cuba e Nova York
    • Prefeitura de Granja libera pagamento retroativo do Piso da Enfermagem
    • Cartório Eleitoral Itinerante no distrito ADRIANOPOLIS
    • STF retoma julgamento do marco temporal
    • Mesmo com programa federal criado para reduzir a espera, INSS segue com fila de mais de 1,5 milhão de pedidos de benefícios

    Lula desembarca no Brasil após extensa agenda em Cuba e Nova York

    21 de setembro de 2023

    Prefeitura de Granja libera pagamento retroativo do Piso da Enfermagem

    20 de setembro de 2023

    Cartório Eleitoral Itinerante no distrito ADRIANOPOLIS

    20 de setembro de 2023

    STF retoma julgamento do marco temporal

    20 de setembro de 2023
    Tags
    Creolina (1) Câmara (1) Granja (1)
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    © 2023 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login below or Register Now.

    Lost password?

    Register Now!

    Already registered? Login.

    A password will be e-mailed to you.