Equipes vão realizar reuniões virtuais com os gestores e solicitar documentos
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) começa a partir da próxima segunda-feira (23) a operação “Transição Responsável” em 18 municípios cearenses, selecionados por meio de metodologia com critérios técnicos, aliados aos resultado das eleições.
A ação é realizada em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e atua em municípios onde o gestor eleito é opositor à atual gestão. De acordo com o Presidente da Corte de Contas, Conselheiro Valdomiro Távora, a iniciativa leva em consideração a competência do TCE Ceará em orientar, acompanhar e fiscalizar os atos das administrações públicas, principalmente em período de transição governamental.
“Nosso objetivo é manter a legalidade e o respeito ao interesse coletivo, atuando de forma preventiva para garantir a continuidade do serviço público e evitar possível dilapidação do patrimônio”, ressalta.
As equipes de fiscalização vão realizar reuniões virtuais com os gestores, requisitar documentos e, para alguns casos, será feita fiscalização in loco nos municípios. A fase de coleta de dados está prevista para terminar ainda neste mês de novembro e as análises deverão prosseguir em dezembro.
O TCE não divulgou a lista dos municípios selecionados nessa etapa.
Ceara News