Notícias

UFC é a mais procurada do Sisu, aponta balanço do MEC

A Universidade Federal do Ceará teve 133.923 inscritos para 6.258 vagas ofertadas, sendo a mais desejada pelos candidatos que participaram do Sistema em 2013

O Ministério da Educação (MEC) fez o balanço final do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)e a Universidade Federal do Ceará (UFC) foi um dos destaques da avaliação divulgada nesta segunda-feira (14). A instituição cearense foi amais procurada pelos candidatos.

O Sisu levou a UFC a ser a universidade mais procurada do País (Foto: Natasha Mota)  

Segundo os dados, a UFC teve 133.923 inscritos para 6.258 vagas ofertadas, superando, em pouco mais de 15 mil inscrições, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que teve 115.794. A Universidade Federal Fluminense (UFF) foi a terceira mais procurada, com 96.247.

O Sisu, criado em 2010, registrou número recorde nesta primeira edição de 2013, com 1.949.958 inscritos, concorrentes a 129.319 vagas em 3.752 cursos. As inscrições foram encerradas na sexta-feira, 11. O ministro Aloizio Mercadante atribuiu a grande adesão à facilidade oferecida pelo Sistema aos estudantes. Este ano, 101 instituições de ensino em todo o País participaram do programa.

Surpresas

O curso de gestão pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília foi o mais procurado pelos candidatos nesta primeira edição de 2013: para 45 vagas, 12.221 inscritos, o que levou Mercadante a ressaltar o “impressionante” número.

“Os institutos estão muito concorridos. Nesta edição, eles tiveram uma demanda impressionante”, salientou o ministro, que disse estar satisfeito com o interesse dos jovens em cursar gestão pública. “O Brasil precisa de bons gestores”.

Matrícula

Para os aprovados na primeira chamada do Sisu, a matrícula deve ser feita nos dias 18, 21 e 22 de janeiro. O resultado da segunda chamada sai no dia 28 deste mês, com matrícula agenada para os dias 1º, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes usam a lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com

Postagens relacionadas

Primos executados por PMs no Ceará: Polícia Civil investiga se mortes tiveram motivação política

Impacto

Dois tiroteios deixam 29 mortos em poucas horas nos Estados Unidos

Impacto

Rio Grande do Sul já registra 29 mortes por causa das chuvas

Impacto

Deixe um comentário