Um novo golpe no mundo digital. Dessa vez, trata-se de um vírus que coloca em grande risco pessoas que costumam realizar pagamentos via boleto bancário. A praga consegue detectar quando um boleto é visualizado no navegador.Esses são os números que sofrem alteração devido ao vírus. Foto: Reprodução/Linha Defensiva Após isso, ele altera os número da linha digitável para desviar o destino do pagamento e corrompe o código de barras, com isso, impedindo o uso do mesmo. Além disso, é preciso ficar em alerta e atento à ameaça desse vírus, mesmo para os brasileiros, que não tem costume de pagar contas no débito online, pois, a impressão de qualquer boleto de pagamento pode ter o código de barras alterado pela praga virtual.
Pois, uma vez que o código sofreu alteração, o pagamento mesmo feito fora do mundo digital, ele também cairá na conta errada. A investigação e a constatação do vírus foi realizada pelo site Linha Defensiva.
Para se proteger da praga virtual
É difícil identificar o vírus pelo fato de não haver a alteração na data de vencimento, nem no valor do pagamento. Porém, algumas dicas podem ajudar a você, a conseguir se livrar do vírus. Entre eles, o usuário pode observar o código de barras, o vírus deixa um pequeno espaço em branco no meio do código. Mais um fator importante é ficar atento para as logomarcas bancárias do boleto, os números do código de identificação da logo do banco não estão certos.
http://diariodonordeste.globo.com