NotíciasPolítica

Quando os médicos precisam de ajuda

O Brasil tem cerca de 400 mil médicos. O número pode chegar a 15 mil profissionais somente no Ceará, de acordo com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Para o psiquiatra cearense João Batista Alves Lins, mais da metade de toda a categoria atuante está doente. “Baixa remuneração, volume excessivo de trabalho, não reconhecimento social”, são algumas das causas apontadas pelo médico, que é psicoterapeuta cognitivo e especialista em medicina da família.

Já em 2007, a publicação “A saúde dos médicos no Brasil”, do Conselho Federal de Medicina (CFM), alertava para o problema. Ela revelou que “um em cada cinco médicos tem vivenciado um esgotamento ou estafa resultante do exercício da profissão”, mensurando em 57% a porcentagem de profissionais que manifestaram “grau preocupante” da Síndrome de Burnout. A síndrome se caracteriza como sendo um distúrbio psíquico de caráter depressivo, advindo de intensa exaustão física e mental.

Um estudo recém finalizado na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece) traz a constatação de que esse problema tem seu início ainda entre os acadêmicos. A pesquisa “Saúde mental do estudante de Medicina: como estão (de)formando o futuro médico?”, tema da monografia do então estudante João Brainer, orientada pela médico psiquiatra Jackson Sampaio, mostra que 75% dos estudantes precisam de ajuda e não procuram.

E o professor Jackson, doutor em Medicina Social, atual reitor da Uece, explica além. A taxa de suicídios entre os estudantes de Medicina chega a ser sete vezes superior à da população geral. “A taxa de suicídios por 100 mil alunos de Medicina, considerando os dados da pesquisa, oscilou de 21 a 100 casos. No contexto da população geral da época (2009 a 2013), nos Estados Unidos, a taxa de suicídio variou de 8,5 a 13,8 casos para cada 100 mil habitantes, o que torna a taxa nos estudantes de Medicina da investigação quase sete vezes superior a da população geral”.

O Ciência & Saúde desta semana investiga as causas de tantos problemas que têm deixado médicos doentes, principalmente, as que já acometem os estudantes de Medicina.

http://www.opovo.com.br

Postagens relacionadas

CAMOCIM-CE: CONDUTOR DA PICAPE SAVERO É ENCONTRADO MORTO NA ZONA RURAL

Impacto

MP diz que já havia alertado prefeitura de São Sebastião sobre riscos

Impacto

Câmara de Vereadores rejeita projeto da Ficha Limpa

admin

Deixe um comentário